sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A cumplicidade

(...)
Era Domingo - dominus dei - e a população dirigia-se para assistir a mais uma eucaristia do Pe. Zé. 

- Leitura do Evangelho de S. Mateus (4, 1-11)
"Tentação: Jesus defende o autêntico ideal messiânico - Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentado pelo demónio. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se Tu és Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertem em pão». Respondeu-lhe Jesus: «Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus». Conduziu-O, então, o Demónio à cidade santa, e, colocando-O  sobre o pináculo do Templo, disse-lhe: «Se tu és o Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: Dará a Teu respeito ordens aos anjos; eles suster-Te-ão nas suas mãos para que os Teus pés não se firam nalguma pedra». Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus!». Em seguida, o Demónio conduziu-o a um monte muito alto e, mostrando-lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe, então, Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto».
    Então o Diabo deixou-O e chegaram os anjos e serviram-n' O.»

Palavra da Salvação.

A homilia seguia pelo caminho que o Pe. Zé mais gostava, agradar ao Espírito, ao seu Espírito e ao seu corpo, pois se as ovelhas fossem bem encaminhadas, os senhores da terra não esqueciam a hora do ofertório e atiravam com força a esmola semanal, para que se ouvisse o poder da sua força e domínio sobre todas as coisas.

Se estes senhores soubessem quem lhes andava a comer as filhas mandavam capar o padre, assim, até lhes agradeciam as marendolas e os passeios no seu bolinhas, como diziam os putos dos escuteiros. Era um Fiat 127, que já fora visto muitas vezes na Penha com os chefes dos escuteiros que tinham muitas reuniões... Isso dizia o Pe. Zé aos pais delas, mas depois que o chefe Abílio bateu com a língua nos dentes aos caminheiros, os rapazes marcaram um raid nocturno mesmo junto ao Pio IX para vigiar o padre, pois de quinze em quinze dias as reuniões eram ao Sábado e ninguém trabalhava.

Sem comentários:

Enviar um comentário